Otoplastia
Suas orelhas mais discretas e proporcionais

A otoplastia ou cirurgia plástica de orelha, ou ainda correção da orelha de abano, é o procedimento que corrige as alterações estéticas da orelha, sendo uma das alterações mais comuns a “orelha de abano” - quando elas são excessivamente projetadas e visíveis a partir do crânio.
As alterações estéticas da orelha podem causar grande comprometimento à autoestima de alguns pacientes, os quais com frequência sofrem bullying e têm dificuldade em expor as orelhas, cobrindo-as com gorro ou boné, ou ainda evitando prender os cabelos.Alguns pacientes deixam de praticar atividades esportivas como natação ou balé, para não precisarem expor suas orelhas. Outras ainda evitam fazer penteados, ou utilizam algum tipo de cola para ajustar a posição das orelhas, podendo causar, inclusive, danos significativos à pele e infecções secundárias.
OTOPLASTIA
A cirurgia para correção das orelhas de abano possibilita a melhora da forma, posição e proporção das orelhas, levando a uma grande transformação e embelezamento. Essa mudança física, exterior, acarreta uma transformação interior, pois ao se ver mais bonito(a), torna-se mais seguro(a), auto-confiante, mais feliz e com uma auto-estima nitidamente mais elevada. A otoplastia proporciona a liberdade de não utilizar mais diversos artifícios para esconder as suas orelhas, proporcionando um grande alívio e sensação de libertação.
A cirurgia de correção de orelha de abano pode ser realizada em crianças a partir de 7 anos e também em adultos. Em adultos, a cirurgia pode ser realizada sob anestesia local, com ou sem sedação. Em crianças, geralmente opta-se por anestesia geral. A cirurgia leva cerca de 2 horas e a alta hospitalar ocorre no mesmo dia. A cicatriz fica imperceptível, localizada atrás da orelha. Em alguns casos, com alterações leves, pode haver indicação de Otoplastia Fechada, ou Otomodelação, onde não haverá cortes e a moldagem da orelha é realizada apenas com a utilização de fios.
.png)
O curativo é uma espécie de capacete de gazes e ataduras, que permanece por 24 a 48 horas. Após removê-lo, utiliza-se uma faixa recobrindo as orelhas, semelhante à faixa de tenista, por 15 a 30 dias.

O desconforto e latejamento das orelhas no pós-operatório são controlados com uso correto das medicações prescritas.

A prática de atividades físicas está liberada em 30 dias.
.png)
A melhora estética da orelha já é perceptível ao final da cirurgia, embora o resultado final, quando o inchaço desaparece totalmente, se dê em 12 meses.
O valor da cirurgia plástica nas orelhas depende das necessidades cirúrgicas avaliadas caso a caso, das características físicas e histórico de saúde individuais. Portanto, o investimento necessário será estimado após a avaliação durante a consulta médica, presencial ou na modalidade on-line. Na maior parte das vezes, o custo do procedimento não é coberto pelo plano de saúde, exceto nos casos em que o procedimento tem um fim reconstrutor. Caso haja preferência por parte do paciente, o acerto do custo da cirurgia para orelhas de abano poderá também ser efetuado de forma parcelada.