Preenchimento Facial
OBJETIVOS
Amenizar as rugas estáticas (aquelas que já estão aparentes mesmo quando o paciente não está movimentando o rosto): ao ser injetado diretamente nas rugas, de forma mais superficial; e também ao ser injetado mais profundamente, onde causa uma reposição de volume e distende os tecidos, esticando a pele que estava com efeito “murcho”;
Devolver o volume nas áreas do rosto onde houve redução pelo processo de envelhecimento, emagrecimento, gestações;
Efeito lifting ou de levantamento das estruturas do rosto para casos sutis, com flacidez inicial: feito através da estruturação de pontos (como por exemplo na técnica MD codes®, onde se utilizam pontos específicos de aplicação para esse fim);
Harmonização facial: ajustar o contorno e os volumes do rosto de forma a obter um resultado harmônico, belo e com naturalidade.
PREENCHIMENTO FACIAL
Os preenchimentos podem ser realizados com ácido hialurônico ou com a própria gordura do paciente, coletada através da lipoaspiração. O ácido hialurônico é um material em formato de gel, que vem em seringas de 1mL cada. Como é uma substância que nosso corpo também fabrica, ele não causa rejeição, mas acaba sendo, portanto, reabsorvido (consumido) após alguns meses a anos, dependendo da densidade do material utilizado em cada região do rosto. Alguns nomes comerciais são bastante conhecidos, como por exemplo Juvederm®, Voluma®, Volbella®, Restylane®, Belotero®, etc.
O investimento para aplicação de Preenchimento Facial pode variar conforme a dose necessária estimada e deve, portanto, ser analisado caso a caso. Desta forma, o investimento será estimado após a avaliação durante a consulta médica, presencial ou na modalidade on-line. Caso haja preferência por parte do paciente, o acerto do custo para aplicação de preenchimento facial poderá também ser efetuado de forma parcelada. O custo do procedimento não é coberto pelo plano de saúde.
Antes e Depois
As fotos de antes e depois da aplicação de Preenchimento Facial poderão ser vistas durante a sua avaliação na consulta médica, onde poderão ser apresentados casos que se assemelhem à sua anatomia, caso necessário, o que facilita o seu entendimento e ajuda a direcionarmos o seu tratamento.
Logo após o preenchimento já é possível ver o resultado, embora algumas áreas possam apresentar algum edema (inchaço) e hematomas após o procedimento – o que ocorre mais comumente no preenchimento dos lábios e olheiras. A acomodação final do preenchimento com ácido hialurônico acontece por volta de 30 dias após o procedimento.


Ácido Hialurônico
A vantagem do ácido hialurônico é que ele pode ser realizado em consultório, com mínimo desconforto e rápida recuperação após o procedimento.
O material já conta com um anestésico diluído junto ao gel, não necessitando realizar anestesia para a aplicação. No entanto, para o preenchimento do lábio costuma-se realizar uma anestesia local complementar.
A desvantagem do ácido hialurônico é perder seu efeito em 9 a 24 meses – 9 meses nas áreas de aplicação mais superficial, que exigem um material mais leve; até 24 meses nas áreas de aplicação mais profunda, que permitem um material mais pesado.
Preenchimento com gordura
O preenchimento com gordura tem a vantagem de ser permanente, embora nos primeiros meses possa ser reabsorvido (consumido) em até 30%. No entanto, o que disso persistir, é permanente.
Tem como desvantagem tratar-se de um procedimento cirúrgico invasivo, que necessita da coleta de gordura por lipoaspiração em bloco cirúrgico e que, por isso, demanda um tempo maior de recuperação após o procedimento.